quarta-feira, junho 01, 2005

O "approach" lírico de Zeca Baleiro

Um dos mais talentosos e criativos músicos brasileiros da actualidade, um cenário de intimidade e o último concerto de uma digressão: Zeca Baleiro no Directv Music Hall, em Julho de 2002. Agora, em DVD.

“Líricas” é o nome do trabalho, homónimo do álbum lançado em 2000 e ao qual vai beber grande parte dos temas. Depois de “Por Onde Andará Stephen Fry?” e “Vô Imbolá”, o terceiro e penúltimo CD - “Pet Shop Mundo Cão” é o seu trabalho mais recente - significou uma mudança de rumo. É mais calmo, acústico e menos rítmico que os antecessores. É esse estado de espírito que reflecte o DVD.

O cenário lembra uma sala onde três músicos se encontraram para tocar. E a intimidade com o público surge à medida que os temas se sucedem, que Zeca vai mandando piropos e contando histórias e piadas. Hinos como “Minha Casa”, “Comigo”, “Stephen Fry?”, “Quase Nada”, “Babylon” e “Proibida para Mim” incendeiam o ambiente.

Como se mais de uma hora e vinte minutos não chegassem para nos convencer da sua qualidade, os três temas-extra são absolutamente fabulosos: “Bienal”, “Samba do Approach” e “Nalgum Lugar”. Depois, para os fãs, há ainda os videoclips “Proibida para Mim” e “Quase Nada” e o “making of” deste último. Uma entrevista de 11 minutos, uma galeria de fotos e cenas cortadas completam este DVD imprescindível para quem gosta de música popular brasileira. Ficou convencidos. Nós ficámos.